As Chelsea Boots

Bem malta, aqui estamos nós para mais um post, hoje venho vos falar sobre botas, estamos na época fria do ano e essa época, e os outfits, pedem por botas . Eu só comecei as usar há uns anos e adoro, antes não usava muito e agora é um dos meus calçados essenciais especialmente aquelas de que vos venho falar hoje, as Chelsea Boots.
Não sei se todos conhecem este tipo de botas, nos últimos anos têm vindo a aparecer muito e eu particularmente sou fã. Então decidi pesquisar mais sobre estas botas e escrever-vos sobre elas, confesso que fiquei bem surpreendido e vou trazer-vos a versão curta desta história que tem séculos. E é uma história interessante por isso vamos lá!

Onde apareceram?

Este tipo de botas foi criado no Reino Unido como pedido especial da Rainha Vitória, que foi Rainha do Reino Unido de 1837 até 1901, o ano da sua morte. A Rainha pediu ao seu sapateiro um calçado especial que não tivesse laços, que fosse fácil de calçar e descalçar e que ficasse preso nos estribos enquanto ela montava a cavalo.

O que distingue estas botas?

A grande diferença destas botas para outras botas é que as Chelsea Boots não têm atacadores, em vez disso têm uma banda elástica nos dois lado do tornozelo, o que agora parece perfeitamente normal, mas foi quase que uma descoberta cientifica quando o primeiro par destas botas foi feito.



Quem criou as famosas Chelsea Boots?

Em 1851, J. Sparkes-Hall foi o homem responsável por satisfazer este pedido da Rainha, após a invenção da borracha vulcanizada (conhecida como "elástico") ele decidiu então criar estas botas com elástico de lado facilitando tudo para a Rainha e para quem a calçava, como as botas inicialmente eram usadas para montar a cavalo ficaram conhecidas como Paddock Boots, para quem não sabe "paddock" é a área de estábulos e também de treino de cavalos, por isso surgiu esse nome.




Como é que ficaram tão populares?

Estas botas ficaram mais famosas nos anos 50 e 60, ficaram mais populares em Londres quando ficaram associadas à "King's Road", que era uma rua em Chelsea a oeste de Londres. Foi nesta altura também que ficaram a ser conhecidas como Chelsea Boots, a King's Road era frequentada por todos os grandes artistas britânicos da época e era fonte de inspiração para todo o pais em termos de moda. Entres esses artistas estavam membros dos Beatles, os membros dos Rolling Stones e a Jean Shrimpton que era modelo britânica e todos eles eram vistos com este tipo de botas por isso começou a ganhar popularidade dentro do Reino Unido.



As minhas Chelsea Boots?

Eu tenho dois pares das Chelsea e simplesmente adoro-as. As primeiras são castanhas escuras e já as comprei há uns dois anos. Penso que são da Springfield, este tipo de calçado é sempre um pouco caro, pelo menos para mim (ahah), mas se bem me lembro nem foram assim muito caras, como disse já têm dois anos e ainda estão num excelente estado.




O segundo par comprei há pouco tempo, são tipo cor caramelo e também estou a gostar bastante delas, comprei na Zara, quero claro aumentar a minha colecção e a Zara tem umas opções brutais de várias cores, caso fiquem interessados! São muito versáteis, dá para usares num look mais clássico, mais arranjado mas também num mais descontraído, mais casual digamos assim. As mais escuras costumo usar apenas com calças pretas e uso-as quando quero estar com um look mais de rock n' roll, não sei se me entendem ahah. Por exemplo quando estou de look all black com casaco de cabedal, uso as botas que complementa ainda mais essa vibe bad ass.



Estas mais claras como são novas ainda estou a testar com quais outfits é que gosto de as ver. Agora quero saber se gostam de usar botas e quais costumam usar!

Fiquem por ai,
FábioCapitão


Comentários

  1. Mais um excelente post mano, e com um bocadinho de história a complementar deu lhe um toque especial. Assim da gosto aprender história, não sei se te lembras das nossas aulas de história, aquilo era uma seca ahahaha, assim desta maneira é muito mais fácil e até da gosto aprender um pouco de história, continua

    ResponderEliminar
  2. Ahah lembro mano e não tenho saudades nenhumas! Obrigado mais uma vez mano

    ResponderEliminar
  3. Adorei de ter juntado a história de como surgiu a chelsea boots.
    Espero ver mais posts assim com curiosidades.

    Boa continuação
    Cumprimentos Os Piruças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! É sempre bom saber a história destes itens que gostamos tanto.
      Obrigado

      Eliminar
  4. Adorei conhecer a história... na verdade fico cansada de ler fashion bloggers só com looks, mas conhecer assim a história, adorei! Continua!

    Beijinhos,
    O meu reino da noite
    facebook | instagram | bloglovin

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares